sexta-feira, 11 de maio de 2012

NOSSA MATÉRIA: grupo de direito penal tem mais de 10 mil membros


Informações sobre concursos públicos, discussões jurídicas de casos de grande repercussão nacional, notícias e decisões recentes da Justiça. Todos esses temas ligados ao direito penal podem ser acessados e compartilhados gratuitamente em um grupo do Facebook, o "Ciências Criminais", por qualquer pessoa interessada no assunto. Em pouco mais de quatro meses de criação, a comunidade conta com mais de 10.300 membros, entre advogados, juízes, procuradores, estudantes e interessados em geral, de todo o país.
A iniciativa nasceu no final de janeiro deste ano, quando o advogado criminalista João Carlos Pereira Filho, de Santos, no litoral paulista, decidiu criar um ambiente virtual para "democratizar o mundo criminal e tudo o que ele abrange", como ele próprio explica. De acordo com Pereira Filho, a ação cresceu graças à capacidade de organizar essas informações e difundi-las em um só lugar. "Antes, esse conteúdo ficava espalhado por sites, livros jurídicos e publicações segmentadas, o que gerava um custo a quem queria conhecer mais das ciências criminais e era excludente", conta o advogado.
Mesmo entre tanto interessados em temas comuns, muitas vezes os debates promovidos no grupo são controversos. Vão da ilegalidade da instalação de grampos telefônicos ao aborto de bebês anencéfalos. Por isso, os mediadores interveem quando é necessário. Em casos de discussões que extrapolam a boa educação, os usuários envolvidos são expulsos, e mensagens que não condizem com a proposta da comunidade são ocultadas. De acordo com Pereira Filho o pulso firme dá credibilidade ao grupo, que conta com a participação de juristas renomados e realiza promoções de distribuição gratuita de livros para os usuários mais participativos.
Como complemento ao que é debatido nas redes sociais, surgiu o blog Grupo Ciências Criminais (grupocienciascriminais.blogspot.com.br). No espaço, são publicados temas que requerem maior profundidade, como, por exemplo, revisões de questões aplicadas em provas de concursos públicos e decisões polêmicas do Supremo Tribunal Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário