sexta-feira, 22 de setembro de 2017

COMPORTAMENTO PROFISSIONAL NA ÁREA JURÍDICA COM AMANDA HARRISON : "Já dizia minha mãe: Menina, tenha modos!"

Resultado de imagem para comportamento profissional

Pessoas!

Hoje vamos tratar de um assunto diferente! Embora não seja língua portuguesa, não foge do tema linguagem, falaremos de comportamento, sim, como o profissional da área jurídica deve se portar em uma audiência.

Falei nas últimas semanas sobre como escrever e dei dicas de como redigir suas peças processuais e documentos do dia a dia, tomando por base os erros de escrita, hoje vou abordar os de comportamento.

Em alguns casos, o advogado redige sua peça de forma impecável, debate com o magistrado com segurança e conhecimento enquanto está no papel e quando chega na audiência é um perfeito desastre! Toda aquela pompa e circunstância cai por terra por que o colega não consegue falar, gagueja, mexe nos cabelos, ajusta a gravata, arruma o blazer, dança macarena e simplesmente não sai. Em outros casos, o advogado incorpora o espírito de algum magistrado da idade média, e fala com propriedade, mas de forma tão engessada que parece um ator com o texto decorado e pronto para entrar em cena, ou ainda usa um discurso tão rebuscado que fala o tal do juridiquês e esquece do português! Pois bem, dica da titia: Quanto mais natural e espontâneo você for, mais leve será o seu discurso e maior a sua credibilidade.

Você tem que conquistar seu espaço, ser firme, convicto e impor sua personalidade em seu discurso. 

Estar munido de argumentos para debater a sua causa, seja ela de acusação ou defesa, se possuir argumentos fortes, coloque-os separadamente e de forma a convencer de sua tese, se possui argumentos não tão fortes ou fracos, una-os de forma que se tornem um bom argumento, se possui uma gama de argumentos fortes e fracos, inicie sua sustentação com um bom argumento e apresente os demais de forma crescente até chegar no mais relevante.

O mesmo vale para o debate, é preciso estudar o processo para ter poder de combate aos argumentos do oponente e fazer com que sua tese seja a vencedora. Nunca deixe para ler o processo no dia anterior a audiência ou até mesmo algumas horas antes, certamente você vai deixar passar algo importante e se mostrará frágil e despreparado diante da parte contrária, e dependendo do seu caso, comprometerá o seu patrocinado.

O mais importante! Trate seu oponente com educação e respeito, seja ele um colega ou um promotor, nunca, jamais subestime a inteligência do outro, não tente conquistar respeito de jurados ou magistrado de forma que ofenda seu oponente, tenha conhecimento suficiente para vencer o combate, prepare-se de forma mostre seu empenho e dedicação à causa.

Uma postura elegante e gesticulação segura contribuem para conquistar o respeito profissional e construir a sua marca.

Na próxima semana, não percam, darei continuidade a este assunto com outras dicas de postura e comportamento.


Até mais!




A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, atividades ao ar livre e close-up



Amanda Harrison, 38 anos, administradora, bacharel em Direito; pós-
graduada em Direito Empresarial, consultora jurídica.
Professora de português, linguagem jurídica e inglês nas horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário